Meu Caminhar - Autoconhecimento e autoconfiança
- Luann Dias
- 23 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Por vezes, nos vemos em dúvida para realizar certas ações que sentimos de fazer, seja uma fala, seja um abraço, um gesto... Pensando talvez, se seria conveniente ou não naquele momento. É bom estar atento a estes sentimentos que se manifestam, por muito provavelmente ser uma limitação que a pessoa e você estejam precisando, desejando vencer, como uma vergonha por exemplo ou até mesmo casos muito mais profundos.
A pessoa que tem o autoconhecimento exercitado possui mais habilidade para lidar com estas situações, pelo simples fato de saber que não tomará nenhuma atitude que esteja fora do seu âmbito de pensamentos e ao caso de perceber uma atitude não amorosa, o mesmo tem toda a liberta para se corrigir, chega a ser obvio, mas quando estamos refém da mente esquecemos completamente disto, não se trata de agradar a todos, pois é quase impossível já que somos múltiplos. Quão mais exercitado o autoconhecimento do ser mais liberdade para ser quem ele realmente é, e está é a verdadeira liberdade a qual não pode ser descrita por inteiro com palavras, mas sim sentida.
Autoconfiança e autoconhecimento são como as panturrilhas de suas pernas, devem ser exercitados de forma equivalente para se estar em equilíbrio e a medida em que você faz sua caminhada isso ocorre naturalmente;
- A autoconfiança é sempre exercitada com qualquer ação nova ou que não seja rotineira, assim como o autoconhecimento naturalmente é trabalhado desta forma aos que estão atentos a si mesmo.
- O autoconhecimento é trabalhado em momentos consigo mesmo, seja numa meditação, numa caminhada no parque, ou até mesmo em reflexões no meio de encontros com os amigos. É importante que tenhamos práticas diárias para exercitar o autoconhecimento, pois não é comum em nossa sociedade ocidental, além de naturalmente exercitar a autoconfiança desta forma.
"Afirmem a vocês mesmos está verdade: Eu sou o Oceano infinito, se tornou múltiplo nas ondas. Sou eterno e imortal. Eu sou o Espírito." - Paramahansa Yogananda
Grato pela atenção!
Comments